Image du Blog perolascraps.centerblog.net

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

No dia 18 de abril de 1882 nascia em Taubaté, São Paulo, José Bento Monteiro Lobato.

Responsável por várias campanhas nacionais em defesa do petróleo, do ferro e da saúde, Monteiro Lobato revolucionou o mercado editorial numa época em que ainda não existia uma literatura voltada para o público infantil e juvenil ao criar sua própria editora e escrever livros voltados para todos os que não tinham acesso à literatura.

Lobato está até hoje nos corações dos brasileiros através das aventuras de uma turma bem alegre e arteira, que adora se meter em grandes aventuras e confusões: a turma do Sítio do Picapau Amarelo.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Seminário Buscando Horizontes, Gerando Metamorfoses

Um dos destaques do Salão do Livro este ano foi o Seminário Bartolomeu Campos de Queirós. Foram dias de puro deleite para quem ama a literatura.

Minha escolha foi pelo "Seminário Buscando Horizontes, Gerando Metamorfoses", com o 10º Encontro de Escritores e Artistas Indígenas. Foi um seminário onde foram feitas avaliações dos caminhos já percorridos na literatura indígena  e o que o surgimento dessa literatura provocou na sociedade.

Foi um seminário de muita riqueza, aprendizado discussões apaixonadas e descobertas. 

Começamos com um ritual indígena para que os maus espíritos saíssem e deixassem que o encontro fluísse positivamente. Primeiro fizemos um círculo, depois a música da flauta e aí o ritual continuou com as maracas sendo sacudidas pelos pajés nas nossas costas (um a um) porque é pelas costas que os espíritos maus se manifestam. Bonito demais...



















Depois pudemos dar início ao seminário, com a mesa de abertura composta por Cristino Wapichana, Daniel Munduruku (adoooro!), Beth Serra (secretária geral da FNLIJ).


E a programação correu bem legal, com leitura de poesias, discussões bastante relevantes e muita literatura! 

Tiago Hakiy, poeta indígena

Euzinha e Daniel Munduruku

Graça Graúna, escritora, pesquisadora  e poetisa indígena lançando seu livro e mostrando uma belíssima poesia


Mais lançamentos. Da esquerda para a direita: Daniel Munduruku, Yaguarê Yamã (também adooooro!), Tiago Hakiy e Olívio Jacupé
Momento único: Olívio Jacupé chama Alberto , do povo Guarani para ler uma poesia dele... em GUARANI! Lindo momento!









As fotos acima são da oficina de pintura corporal, dada por Cristino Wapichana e seus "parentes" (como eles se chamam) indígenas.

Enfim, foi um seminário memorável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário