Image du Blog perolascraps.centerblog.net

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

No dia 18 de abril de 1882 nascia em Taubaté, São Paulo, José Bento Monteiro Lobato.

Responsável por várias campanhas nacionais em defesa do petróleo, do ferro e da saúde, Monteiro Lobato revolucionou o mercado editorial numa época em que ainda não existia uma literatura voltada para o público infantil e juvenil ao criar sua própria editora e escrever livros voltados para todos os que não tinham acesso à literatura.

Lobato está até hoje nos corações dos brasileiros através das aventuras de uma turma bem alegre e arteira, que adora se meter em grandes aventuras e confusões: a turma do Sítio do Picapau Amarelo.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Curiosidades Literárias

Algumas curiosidades para satisfazer mentes que amam a leitura e a literatura:



* Mario Quintana trabalhou como farmacêutico com os pais antes de iniciar sua carreira como escritor.

* Castro Alves ficou conhecido como ‘’Poeta dos escravos’’ tinha uma sensibilidade incrível para com os escravos que viviam em situação precária na época, embora levasse uma vida confortável.

* A Academia Brasileira de Letras foi fundada em 20 de julho de 1897, e é composta por 40 membros efetivos e perpétuos, eleitos em votação secreta e 20 sócios correspondentes estrangeiros. Seu primeiro presidente foi Machado de Assis. A primeira mulher admitida foi Rachel de Queiroz, em 1977. Esta instituição foi a primeira academia do mundo a eleger uma mulher para a Presidência (Nélida Pinõn, em 1995).

* Monteiro Lobato é o autor da frase “um país é feito de homens e livros”. O escritor revolucionou o mercado literário em uma época em que o Brasil tinha poucas livrarias: Seus livros eram vendidos em mercearias, armazéns e farmácias, assim como pelo reembolso postal, fomentando de maneira criativa a cultura em nosso país. Criou também sua própria editora. Sua atuação foi inovadora, seja como escritor ou como empresário.

* O brasileiro Monteiro Lobato era um excelente desenhista.
"De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo." Monteiro Lobato e paixão por literatura infantil.

* As obras do Português Luiz Vaz de Camões só ficaram famosas após sua morte.

* Charles Dickens um dos mais renomados escritores ingleses viveu na prisão com a família por alguns anos.

* Clarice Lispector nasceu na Ucrânia e se naturalizou brasileira.

* O primeiro romance do mundo foi escrito em 1007 por uma mulher, Murasaki Shibiku, “A história de Genji”, conta a história de um príncipe que procura amor e sabedoria.

* 23 de abril, dia de São Jorge, é comemorado o dia mundial do Livro, por iniciativa da Unesco. A data foi escolhida em razão de uma tradição catalã, onde os cavaleiros oferecem uma rosa vermelha de São Jorge às suas damas, e recebem um livro delas.

* José Carlos Ryoki de Alpoim Inoue, de 59 anos, deixou a medicina para se dedicar à carreira de escritor, e já publicou mais de mil livros, tornando-se recordista mundial. O autor escreve histórias policiais, românticas e de ficção. A altíssima produtividade não visava figurar no Guinness Book, mas somente garantir seu sustento, considerando as baixas quantias que recebia, ele precisava escrever muito. Ryoki chegou a dominar 95% do mercado de pocket books no Brasil..

* Onze Minutos, de Paulo Coelho foi o livro mais vendido do mundo em 2003.

* As peças de William Shakespeare são as mais encenadas em todo o mundo.

* Mencionar seu nome, o de seu melhor amigo ou de algum conhecido em suas obras consistia em uma das brincadeiras favoritas do argentino Jorge Luís Borges.

* Praticamente todos os romances de José Saramago têm um cachorro entre os personagens.

* Que o vaidoso, míope e dentuço "São João Batista" do Modernismo (como era chamado por Mário de Andrade, Manuel Bandeira ria dos próprios defeitos e adorava posar para fotografias, dar autógrafos e ser homenageado? E mais: sempre se gabou de um encontro que teve com Machado de Assis, numa viagem de trem. Puxou conversa: " O senhor gosta de Camões?" Bandeira recitou uma oitava de Os Lusíadas, que o mestre não lembrava. Na velhice, confessou que era mentira. Tinha inventado a história para impressionar os amigos.


* A imortal escritora e poetisa Cecília Meireles escreveu aos 9 anos o seu primeiro verso. Nesta idade, também, recebeu de Olavo Bilac uma medalha de ouro com o nome dela gravado de HONRA AO MÉRITO POR TER FEITO O CURSO PRIMÁRIO COM DISTINÇÃO E LOUVOR. Aos 13 anos já havia lido Eça de Queiroz e publicou seu primeiro livro, ESPECTROS, aos 16 anos. Cecília faleceu aos 63 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário