VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

No dia 18 de abril de 1882 nascia em Taubaté, São Paulo, José Bento Monteiro Lobato.

Responsável por várias campanhas nacionais em defesa do petróleo, do ferro e da saúde, Monteiro Lobato revolucionou o mercado editorial numa época em que ainda não existia uma literatura voltada para o público infantil e juvenil ao criar sua própria editora e escrever livros voltados para todos os que não tinham acesso à literatura.

Lobato está até hoje nos corações dos brasileiros através das aventuras de uma turma bem alegre e arteira, que adora se meter em grandes aventuras e confusões: a turma do Sítio do Picapau Amarelo.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Projeto Eva Furnari

Hoje tivemos aqui na nossa escola a culminância do Projeto Eva Furnari, com a turma 1502, na Sala de Leitura.

O projeto nasceu quando a própria turma começou a procurar na Sala de Leitura sempre os livros da autora. Eram poucos livros, eles disputavam quem ia ler primeiro. Com o projeto já em andamento, escrevi para a editora dos que atualmente está com o livros de Eva mandando nosso projeto. Recebemos então todos os livros dela na editora. Foi maravilhoso ver a carinha deles quando os livros chegaram! Devoraram os livros!!

Depois disso, já que a motivação aumentou, partimos para pesquisas sobre a vida da autora. Foram textos, vídeos, buscas na internet, enfim... corremos atrás! Paralelamente, os alunos começaram a produzir textos para as histórias da Bruxinha de Eva, cartazes sobre outras obras da autora, sobre a vida de Eva Furnari, foi uma empolgação só!

Resolvemos fazer a culminância hoje em homenagem à personagem mais querida de Eva Furnari, a Bruxinha Atrapalhada. Montamos uma mesa diferente na Sala de Leitura, os cartazes com alguns trabalhos da turma, tinha até uma tv confeccionada pelos alunos! Os responsáveis estiveram presentes para assistir a apresentação dos trabalhos da turma, o vídeo sobre a autora e os livros.  Depois apresentamos para as turmas 1602, 1201, 1101 e para o professor César Thadeu (apoio à direção), para as professoras Aline (Ed. Física) e Érika (Geografia), que ficaram bastante interessadas. O professor de música Wladimir também fez uma visita à nossa exposição. Foi muito legal! Agora teremos mais apresentações para as outras turmas que quiserem assistir amanhã (01/11). Esperamos que todos gostem! E parabéns à turma pelo belíssimo trabalho, pelo empenho e dedicação! Obrigada professora Rosana pela oportunidade!

O primeiro cartaz. Como começou... Este estava na entrada da Sala de Leitura



Cartazes da turma expostos na Sala de Leitura





Super criativos que são, montaram até uma TV!!


Os livros de Eva Furnari




Nossa mesa de Bruxa Atrapalhada - tinha pipoca, paçoca com bala de verme, suspiro com aranha, bolo com morcego, bala de olhos, dentaduras, sapos... eca! Coisas de bruxinha! 


Os alunos começam apresentando Eva Furnari





Apresentações dos trabalhos desenvolvidos






Os responsáveis assistindo a tudo muito interessados e empolgados com seus filhos.



Hora do vídeo sobre a vida e obra da autora que a turma escolheu para pesquisar e adorar!


Responsáveis atentos, querendo descobrir o que Eva tem que fez a turma se apaixonar...


Hora de conferir de perto o trabalho da garotada e os livros de Eva!










Bala de verme!! Ecaaaaaa!!  


Hora de corujar o filho...


Vai um suspiro com aranha ou restos de paçoca com bala de vermes? Fizemos tudo bem direitinho!! Ficou o máximo!!



Turma 1101


Turma 1201




Turma 1602




Ninguém queria sair da Sala de leitura, então resolvemos ficar e continuar assistindo outros vídeos sobre Eva Furnari e ler seus livros. A turma 1501 "contaminou" as outras de Eva!! Parabéns, turma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário