Image du Blog perolascraps.centerblog.net

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

No dia 18 de abril de 1882 nascia em Taubaté, São Paulo, José Bento Monteiro Lobato.

Responsável por várias campanhas nacionais em defesa do petróleo, do ferro e da saúde, Monteiro Lobato revolucionou o mercado editorial numa época em que ainda não existia uma literatura voltada para o público infantil e juvenil ao criar sua própria editora e escrever livros voltados para todos os que não tinham acesso à literatura.

Lobato está até hoje nos corações dos brasileiros através das aventuras de uma turma bem alegre e arteira, que adora se meter em grandes aventuras e confusões: a turma do Sítio do Picapau Amarelo.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Os mais lidos do bimestre

Fico muito feliz quando paro para observar nossos alunos e percebo que estão lendo muito mais que antes. No início do ano a procura pela Sala de Leitura foi um pouco tímida. Depois de abril, muitos passaram a frequentar de fato a Sala de Leitura. Foi uma surpresa gostosa ver que frequentavam não só para passar o tempo, mas para sentar e ler simplesmente. Fugir da agitação do pátio nas horas de recreio ou tempo vago passou a ser legal, pois tinham a Sala de Leitura para ficar.
Com isso, o empréstimo de livros passou a fazer parte da rotina não só em época de provas bimestrais, mas uma prática diária. As preferências começaram a se fazer mais presentes e urgentes. Temos livros para todos os tipos de leitor. Quer saber o que eles andam lendo? Aqui está a lista dos 10 livros mais procurados pelos alunos ao longo do 3º bimestre.

1º ao 5º ano

1º - Bruxa, bruxa, venha para minha festa - Arden Druce
2° - Sete histórias para sacudir o esqueleto - Angela Lago
3° - Pretinha, eu? - Julio Emílio Braz
4° - O guarda-chuva do vovô - Carolina Moreyra
5° - Histórias que eu li e gosto de contar - Daniel Munduruku
6° - A bruxa Salomé - Audrey Wood
7° - Uloma - Sunny
8º - A velhinha que dava nome às coisas - Cynthia Rylant
9º - Romeu e Julieta - Ruth Rocha
10º - O catador de pensamentos - Monika Feth

Obs.: Verificando a listagem de empréstimos do mês, é curioso observar que além dos livros listados, há uma procura muito grande, mas grande mesmo pelos livros da autora Eva Furnari. Alguns alunos já chegam pedindo livros da autora. Quantos livros estiverem disponíveis, tantos saem para empréstimo e assim que algum aluno comparece à sala para fazer a devolução, sempre vem com um colega para repassar o livro que está lendo. Portanto, os livros da Eva Furnari, embora não estejam na lista dos 10 mais lidos, são os mais procurados. Depois deles, essa é a lista. Seria injusto não mostrar o que os alunos leem dos outros autores.

6º ao 9º ano

1° - Mar de Monstros - Rick Riordan
2° - O ladrão de raios - Rick Riordan
3° - Série Eu, detetive O caso do sumiço - Stella Carr
4° - Drácula - Bram Stoker
5° - Galera! Vou me dar bem... - Jeremy Daldry
6° - Moby Dick - Herman Ville
7° - Oliver Twist - Charles Dickens
8° - O que rola na escola - Alcides Goulart
9° - Meus pais dizem não a tudo! - Debora Secheret
10° - Essa tal timidez - Nilson J. Silva


Vamos ver quais serão os mais lidos do 4° bimestre. Continuem lendo muito, galerinha do bem. Ler alimenta a mente e a alma!


Nenhum comentário:

Postar um comentário