Image du Blog perolascraps.centerblog.net

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

No dia 18 de abril de 1882 nascia em Taubaté, São Paulo, José Bento Monteiro Lobato.

Responsável por várias campanhas nacionais em defesa do petróleo, do ferro e da saúde, Monteiro Lobato revolucionou o mercado editorial numa época em que ainda não existia uma literatura voltada para o público infantil e juvenil ao criar sua própria editora e escrever livros voltados para todos os que não tinham acesso à literatura.

Lobato está até hoje nos corações dos brasileiros através das aventuras de uma turma bem alegre e arteira, que adora se meter em grandes aventuras e confusões: a turma do Sítio do Picapau Amarelo.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dia do Cinema Brasileiro

Hoje é Dia do Cinema Brasileiro


Quando o cinema fez 100 anos, o cineasta francês Jean-Luc Godard (Nossa Música) foi um dos que se levantaram contra o motivo da comemoração. Tudo porque, segundo ele, estabelecia-se como data do nascimento do cinema a ocasião em que houve a primeira exibição pública da história, com A Chegada do Trem na Estação, dos irmãos Lumière, e não a primeira vez que um filme rodou numa câmera, como ele queria.

No Brasil, há uma confusão de datas. A primeira vez que uma câmera entrou em funcionamento registrando imagens 100% brasileira foi em 19 de junho de 1898, quando Alfonso Segreto chegou da Europa e filmou cenas da Baía de Guanabara. Essa é a data comumente associada ao nascimento do cinema brasileiro. Seu irmão Pascoal havia inaugurado uma sala de exibições no ano anterior e foi nessa sala que o filme foi exibido pela primeira vez.

No entanto, o Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 5 de novembro.



Em uma votação feita pela internet no site CineDica, os dez filmes brasileiros mais votados são:


1- Tropa de Elite        
2- Tropa de Elite 2     
3- Policarpo Quaresma, Herói do Brasil         
4- Assalto ao Banco Central   
5- Tempos de Paz      
6- Guerra de Canudos
7- Rota Comando       
8- Abril Despedaçado
9- Vidas Secas           
10- O Auto da Compadecida 

O que você acha? Concorda com a listagem? Tem algum filme a acrescentar? Qual?



Nenhum comentário:

Postar um comentário