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VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

No dia 18 de abril de 1882 nascia em Taubaté, São Paulo, José Bento Monteiro Lobato.

Responsável por várias campanhas nacionais em defesa do petróleo, do ferro e da saúde, Monteiro Lobato revolucionou o mercado editorial numa época em que ainda não existia uma literatura voltada para o público infantil e juvenil ao criar sua própria editora e escrever livros voltados para todos os que não tinham acesso à literatura.

Lobato está até hoje nos corações dos brasileiros através das aventuras de uma turma bem alegre e arteira, que adora se meter em grandes aventuras e confusões: a turma do Sítio do Picapau Amarelo.

terça-feira, 26 de março de 2013

TGD - Você tem um na sua sala?

Passeando pelos blogs que sigo, encontrei uma postagem muito boa da professora Andréa Padilha, de Itajaí. Andréa é professora especializada em Educação Especial, tendo trabalhado muito tempo em Sala de Recursos Multifuncionais, ou seja, tem bastante bagagem e ideias muito boas. Sabendo que ter um aluno TGD muitas vezes nos deixa sem saber como conduzir a aula para que ele tire o maior proveito possível, resolvi socializar uma das ideias da professora e, ao final da postagem, um link para que visitem seu blog. Lá encontramos várias ideias muito boas e que, com certeza, serão de grande ajuda!

O plano de aula que segue abaixo está direcionado para uma aluna com 7 anos, porém, pelo que podemos perceber, várias ideias de atividades do plano podem ser usadas com alunos maiores ou menores, tudo dependerá de como o aluno vai responder à atividade. Bom proveito!


PLANO DO AEE PARA EDUCANDA COM TGD

NOME: XXXXXXXXXX
 IDADE: 07 ANOS      SÉRIE: 2º ANO     TURNO: VESPERTINO


OBJETIVO GERAL

Proporcionar à educanda a possibilidade de relacionar-se com conteúdos acadêmicos e conceitos básicos condizentes com sua faixa etária, objetivando aprimorar seus conhecimentos pré-adquiridos, visando sua maior independência e autonomia nas atividades de vida diária e favorecendo a comunicação e adequação de seu comportamento nas diversas situações sociais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a) ACADÊMICOS
A aluna deverá ser capaz de:
·Segurar objetos;
·Realizar encaixes em eixos fixos;
·Interessar-se por brinquedos;
·Associar escova de dentes à atividade de escovação;
·Associar colher à atividade de lanche;
·Associar bolinha à atividade de estimulação;
·Associar copo à atividade de beber água;
·Segurar giz de cera, apresentando boa preensão;
·Apresentar movimento de pinça;
·Realizar atividades de pintura sem limites;
·Participar de atividades de colagem com diversos tipos de materiais, com diferentes texturas;
·Interagir em atividades envolvendo cores primárias;
·Manipular formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo;
·Identificar as partes do corpo humano (cabeça, tronco e membros);
·Interessar-se por livros de histórias infantis;
·Manusear massa de modelar;
·Discriminar fonte sonora;
·Demonstrar sensação ao manusear texturas;
·Interagir com outras crianças;
·Imitar movimentos de bater palmas;
·Imitar movimentos de fazer tchau;
·Imitar movimentos de mandar beijo;

B) COMPORTAMENTAIS
A aluna deverá ser capaz de:
·Pedir água;
·Obedecer ordens simples;
·Esperar sua vez durante as atividades;
·Reduzir comportamento de jogar objetos ao chão;
·Permanecer sentada durante 15 minutos;
·Direcionar a atenção para a tarefa;
·Diminuir exploração sensorial (colocar objetos na boca);
·Reduzir comportamento de gritar e auto-mutilação quando frustrada;
·Reduzir a destrutividade nos momentos de realização das atividades;
·Reduzir agitação enquanto realiza atividades.
·Nos momentos de agitação, oferecer dicas verbais e/ou gestuais para que a aluna atente-se para a atividade que estava sendo realizada;
·Confeccionar atividades que sejam do interesse da aluna, para que permaneça sentada durante maior período de tempo;

C) OBJETIVOS PARA COMUNICAÇÃO
A aluna deverá ser capaz de:
·Pedir o que quer;
·Expressar-se com apoio dos cartões concretos;
·Pedir ajuda.

D) OBJETIVOS PARA ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA
A aluna deverá ser capaz de:
·Caminhar corretamente ao lado da professora;
·Caminhar em ritmo apropriado;
·Sentar-se corretamente durante o lanche;
·Mastigar corretamente os alimentos;
·Alimentar-se com independência;
·Escovar os dentes com independência;
·Lavar as mãos;
·Secar as mãos;
·Despir-se com independência;
·Vestir-se com independência;

ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:

Período de Atendimento:  Durante todo o 2º Semestre
Frequência: 1 vez na semana – Toda segunda-feira
Tempo de Atendimento: 1 hora – Das 10:40h  às 11:40h.
Composição do atendimento: Individual / Em momentos que se fizer necessário a professora do AEE convidará  1 ou 2 alunos do programa Segundo Tempo para participarem da atividade com a educanda.

CONTEÚDOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
·Nome próprio;
·Expressão oral;
·Formas de comunicação;
·Leitura e apreciação de histórias;
·Músicas.

CONHECIMENTO LÓGICO - MATEMÁTICO:
·Cores;
·Formas geométricas;
·Texturas;

NATUREZA E SOCIEDADE:
·Sequência temporal;
·Convívio em grupo;
·Alimentação;
·Esquema corporal;

I    IDENTIDADE E AUTONOMIA:
·Higiene pessoal (bucal, e durante as refeições);
·Independência na realização das A.V.Ds;
·Socialização.

MOVIMENTO E EXPRESSIVIDADE:
·Rasgadura;
·Colagem;
·Pintura livre;
·Coordenação viso-motora e motora fina;

ATIVIDADES  A SEREM DESENVOLVIDAS :

ATIVIDADE DE CUMPRIMENTOS, BOM DIA E DESPEDIDA DA MÃE:
Todos os dias ao chegar para o atendimento realizaremos a atividade de chegada sendo trabalhados alguns conceitos: primeiro cumprimentos (OLÁ, BOM DIA, ABRAÇO NA PROFE...), OUVIR SEU nome e nome da mamãe, despedida da mãe (TCHAU, ACENO COM A MÃO)

ATIVIDADE DE CHEGADA:
Diariamente sentar na mesinha e através de CARTAZ DO TEMPO/ PAINEL DE BOM DIA participar da identificação do tempo (sol, chuva, nublado) e socialização com a professora da ficha adequada.A atividade será realizada através de música cantada pela professora e aluna e da utilização do painel do bom dia, no qual a aluna deverá identificar seu nome e imagem e expressar como está o tempo por meio de figura. A atividade será realizada na mesinha. Duração de 20 a 30 minutos.

“BOM DIA ..........,
COMO ESTÁ O DIA ?
HOJE TEM/ ESTÁ …. (SOL/ CHUVA/ NUBLADO)

APRENDENDO: Esta atividade será realizada em qualquer momento que a aluna precisar de ajuda para executar uma tarefa, ou seja, quando a aluna está em processo de aprendizagem de um conteúdo acadêmico, bem como uma habilidade comportamental ou motora, sendo que a professora dará o auxílio necessário para que a aluna realize-a corretamente.
ESTIMULAÇÃO SENSORIAL: A atividade será realizada diariamente, na sala de aula ou no pátio da escola, com duração aproximada de 30 minutos. A aluna será estimulada em sua percepção tátil, visual e auditiva, através do uso de materiais diversificados. Serão trabalhadas também as habilidades de imitação, percepção e integração mãos e olhar.
VAMOS RABISCAR?: A atividade será realizada na mesinha de trabalho, quinzenalmente, com duração aproximada de 20 a 30 minutos. Serão oferecidas à aluna atividades em folha de sulfite ou cartolina, com utilização de diversos materiais, como giz de cera, tinta guache, pápeis diversos com diferentes texturas, cola colorida, entre outros, visando o contato inicial da mesma com esses materiais de trabalho.
COMUNICAÇÃO: A atividade será realizada na mesinha, com duração aproximada de 15 minutos, onde será estimulada a comunicação visual  através de diversos tipos de atividades, como leitura de livros infantis pela professora e manuseio pela aluna, fantoches e figuras variadas.
ATIVIDADE EM PEQUENO GRUPO: Atividade realizada na mesinha, com a participação de uma ou duas crianças, com duração aproximada de 30 minutos. Nessa atividade, serão oferecidos blocos de montar, bolas, jogos de encaixe, carros, bonecas, brinquedos diversos entre outros, favorecendo o lúdico e a interação com outras crianças. Todos os alunos participarão juntos da atividade.
ESPERAR: Momento no qual a aluna deverá permanecer no seu lugar (mesa de trabalho), enquanto espera para realizar uma atividade. Poderá ficar com algum objeto do seu interesse para evitar comportamentos inadequados devido à ociosidade.
LANCHE: Atividade realizada no refeitório, uma vez ao mês, com duração de 15 minutos. Utilizaremos os talheres adaptados.
ESCOVAÇÃO: A aluna terá alguns minutos destinados à sua higiene bucal, após o lanche, sendo que a mesma será estimulada a realizá-la com independência, podendo a professora auxiliar na aprendizagem tanto verbalmente quanto fisicamente, enquanto necessário.
MÚSICA: Atividade de ouvir, cantar, bater palmas no ritmo, seja em frente ao espelho seja em frente ao computador.Será realizada quinzenalmente na sala de recursos com a professora Andréa.
OUVIR MÚSICA: A atividade será realizada na sala. Serão colocados CDs de músicas infantis para que aluna aprimore a percepção auditiva.
TREINO DE RUA: Esta atividade tem como objetivo ensinar a aluna a caminhar de forma adequada na rua, desenvolvendo atenção e noção de perigo.

MATERIAIS UTILIZADOS:
Disponíveis na Unidade Escolar:
·Giz de cera
·Massa de modelar
·Cola
·Papel crepom
·Cola colorida
·Jogos pedagógicos
·Brinquedos diversos
·Livros infantis
·Instrumentos Muiscais
·Caneta hidrocor
·Barbante
·Pasta de dente
·Escova de dente
·Sabonete
·Toalha

Necessitam ser adquiridos:
·Bolas de borracha;
·Brinquedos que produzem sons;
·Tinta guache;
·Folhas de sulfite e cartolina;
·EVA
·Velcro
·Pistola de cola quente
·Refis de cola quente
· Papel laminado
·Palito de sorvete
·Palito de fósforo
·Durex colorido

Necessitam serem produzidos:
· Chocalhos;
·Fichas de Comunicação Alternativa;
·Cartaz do Tempo/ Bom Dia

Adequações de materiais:
·Engrossadores de lápis;
·Talheres adaptados ( aquisição da EU em 2011)

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DO AEE:
·Professora de sala de aula;
·Agente de Atividade em Ed. Especial;
·Professora de Artes e Ed. Física;
·Colegas da turma;
·Equipe Técnico-pedagógica;
·Funcionários da escola (merendeiras, zeladoras...)

AVALIAÇÃO
A observação e avaliação da educanda dar-se-á durante o desenvolvimento do trabalho, verificando-se os resultados que vão sendo alcançados, reestruturando os objetivos, se necessário.
O processo avaliativo será realizado mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento individual do aluno, conforme critérios pré-estabelecidos. Serão utilizados os seguintes critérios de AVALIAÇÃO para o AEE:
Níveis de respostas aos objetivos propostos no bimestre:

ALCANÇOU – A / COR VERDE (quando a educanda demonstrar  independência para tal objetivo, ou seja, houve a aprendizagem)

NECESSITA DE AUXÍLIO – N.A / COR AZUL (quando a educanda conseguir atingir em determinados momentos os objetivos propostos, porém somente com auxílio verbal e/ou gestual para a habilidade avaliada)

NÃO ALCANÇOU – N.A / COR LARANJA (quando a aluna necessitar de auxílio físico parcial ou total para a execução da atividade).



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