O plano de aula que segue abaixo está direcionado para uma aluna com 7 anos, porém, pelo que podemos perceber, várias ideias de atividades do plano podem ser usadas com alunos maiores ou menores, tudo dependerá de como o aluno vai responder à atividade. Bom proveito!
PLANO DO
AEE PARA EDUCANDA COM TGD
NOME: XXXXXXXXXX
IDADE: 07 ANOS SÉRIE: 2º ANO TURNO: VESPERTINO
OBJETIVO GERAL
Proporcionar à educanda a
possibilidade de relacionar-se com conteúdos acadêmicos e conceitos básicos
condizentes com sua faixa etária, objetivando aprimorar seus conhecimentos
pré-adquiridos, visando sua maior independência e autonomia nas atividades de vida
diária e favorecendo a comunicação e adequação de seu comportamento nas
diversas situações sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) ACADÊMICOS
A
aluna deverá ser capaz de:
·Segurar objetos;
·Realizar encaixes em
eixos fixos;
·Interessar-se por
brinquedos;
·Associar escova de
dentes à atividade de escovação;
·Associar colher à
atividade de lanche;
·Associar bolinha à
atividade de estimulação;
·Associar copo à
atividade de beber água;
·Segurar giz de cera,
apresentando boa preensão;
·Apresentar movimento
de pinça;
·Realizar atividades
de pintura sem limites;
·Participar de
atividades de colagem com diversos tipos de materiais, com diferentes texturas;
·Interagir em
atividades envolvendo cores primárias;
·Manipular formas
geométricas: círculo, quadrado e triângulo;
·Identificar as
partes do corpo humano (cabeça, tronco e membros);
·Interessar-se por
livros de histórias infantis;
·Manusear massa de
modelar;
·Discriminar fonte
sonora;
·Demonstrar sensação
ao manusear texturas;
·Interagir com outras
crianças;
·Imitar movimentos de
bater palmas;
·Imitar movimentos de
fazer tchau;
·Imitar movimentos de
mandar beijo;
B)
COMPORTAMENTAIS
A
aluna deverá ser capaz de:
·Pedir água;
·Obedecer ordens
simples;
·Esperar sua vez
durante as atividades;
·Reduzir
comportamento de jogar objetos ao chão;
·Permanecer sentada
durante 15 minutos;
·Direcionar a atenção
para a tarefa;
·Diminuir exploração
sensorial (colocar objetos na boca);
·Reduzir comportamento
de gritar e auto-mutilação quando frustrada;
·Reduzir a
destrutividade nos momentos de realização das atividades;
·Reduzir agitação
enquanto realiza atividades.
·Nos momentos de
agitação, oferecer dicas verbais e/ou gestuais para que a aluna atente-se para
a atividade que estava sendo realizada;
·Confeccionar
atividades que sejam do interesse da aluna, para que permaneça sentada durante
maior período de tempo;
C)
OBJETIVOS PARA COMUNICAÇÃO
A
aluna deverá ser capaz de:
·Pedir o que quer;
·Expressar-se com
apoio dos cartões concretos;
·Pedir ajuda.
D)
OBJETIVOS PARA ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA
A
aluna deverá ser capaz de:
·Caminhar
corretamente ao lado da professora;
·Caminhar em ritmo
apropriado;
·Sentar-se
corretamente durante o lanche;
·Mastigar
corretamente os alimentos;
·Alimentar-se com
independência;
·Escovar os dentes
com independência;
·Lavar as mãos;
·Secar as mãos;
·Despir-se com
independência;
·Vestir-se com
independência;
ORGANIZAÇÃO
DO ATENDIMENTO:
Período de Atendimento: Durante todo o 2º Semestre
Frequência: 1 vez na semana – Toda segunda-feira
Tempo de Atendimento: 1 hora – Das 10:40h às 11:40h.
Composição
do atendimento: Individual
/ Em momentos que se fizer necessário a professora do AEE convidará 1 ou
2 alunos do programa Segundo Tempo para participarem da atividade com a
educanda.
CONTEÚDOS
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA:
·Nome próprio;
·Expressão oral;
·Formas de
comunicação;
·Leitura e apreciação
de histórias;
·Músicas.
CONHECIMENTO
LÓGICO - MATEMÁTICO:
·Cores;
·Formas geométricas;
·Texturas;
NATUREZA
E SOCIEDADE:
·Sequência temporal;
·Convívio em grupo;
·Alimentação;
·Esquema corporal;
I IDENTIDADE E AUTONOMIA:
·Higiene pessoal
(bucal, e durante as refeições);
·Independência na
realização das A.V.Ds;
·Socialização.
MOVIMENTO
E EXPRESSIVIDADE:
·Rasgadura;
·Colagem;
·Pintura livre;
·Coordenação
viso-motora e motora fina;
ATIVIDADES
A SEREM DESENVOLVIDAS :
ATIVIDADE
DE CUMPRIMENTOS, BOM DIA E DESPEDIDA DA MÃE:
Todos
os dias ao chegar para o atendimento realizaremos a atividade de chegada sendo
trabalhados alguns conceitos: primeiro cumprimentos (OLÁ, BOM DIA, ABRAÇO NA
PROFE...), OUVIR SEU nome e nome da mamãe, despedida da mãe (TCHAU, ACENO COM A
MÃO)
ATIVIDADE
DE CHEGADA:
Diariamente
sentar na mesinha e através de CARTAZ DO TEMPO/ PAINEL DE BOM DIA participar da
identificação do tempo (sol, chuva, nublado) e socialização com a professora da
ficha adequada.A atividade será realizada através de música cantada pela
professora e aluna e da utilização do painel do bom dia, no qual a aluna deverá
identificar seu nome e imagem e expressar como está o tempo por meio de figura.
A atividade será realizada na mesinha. Duração de 20 a 30 minutos.
“BOM DIA ..........,
COMO ESTÁ O DIA ?
HOJE TEM/ ESTÁ …. (SOL/ CHUVA/ NUBLADO)
APRENDENDO: Esta atividade será realizada em qualquer momento
que a aluna precisar de ajuda para executar uma tarefa, ou seja, quando a aluna
está em processo de aprendizagem de um conteúdo acadêmico, bem como uma
habilidade comportamental ou motora, sendo que a professora dará o auxílio
necessário para que a aluna realize-a corretamente.
ESTIMULAÇÃO
SENSORIAL: A atividade será realizada
diariamente, na sala de aula ou no pátio da escola, com duração aproximada de
30 minutos. A aluna será estimulada em sua percepção tátil, visual e auditiva,
através do uso de materiais diversificados. Serão trabalhadas também as
habilidades de imitação, percepção e integração mãos e olhar.
VAMOS
RABISCAR?: A atividade será realizada
na mesinha de trabalho, quinzenalmente, com duração aproximada de 20 a 30 minutos. Serão
oferecidas à aluna atividades em folha de sulfite ou cartolina, com utilização
de diversos materiais, como giz de cera, tinta guache, pápeis diversos com
diferentes texturas, cola colorida, entre outros, visando o contato inicial da
mesma com esses materiais de trabalho.
COMUNICAÇÃO: A atividade será realizada na mesinha, com duração
aproximada de 15 minutos, onde será estimulada a comunicação visual
através de diversos tipos de atividades, como leitura de livros infantis pela
professora e manuseio pela aluna, fantoches e figuras variadas.
ATIVIDADE
EM PEQUENO GRUPO : Atividade realizada na mesinha, com a participação
de uma ou duas crianças, com duração aproximada de 30 minutos. Nessa atividade,
serão oferecidos blocos de montar, bolas, jogos de encaixe, carros, bonecas,
brinquedos diversos entre outros, favorecendo o lúdico e a interação com outras
crianças. Todos os alunos participarão juntos da atividade.
ESPERAR: Momento no qual a aluna deverá permanecer no seu lugar
(mesa de trabalho), enquanto espera para realizar uma atividade. Poderá ficar
com algum objeto do seu interesse para evitar comportamentos inadequados devido
à ociosidade.
LANCHE: Atividade realizada no refeitório, uma vez ao mês,
com duração de 15 minutos. Utilizaremos os talheres adaptados.
ESCOVAÇÃO: A aluna terá alguns minutos destinados à sua higiene bucal, após o
lanche, sendo que a mesma será estimulada a realizá-la com independência,
podendo a professora auxiliar na aprendizagem tanto verbalmente quanto
fisicamente, enquanto necessário.
MÚSICA: Atividade de ouvir, cantar, bater palmas no ritmo,
seja em frente ao espelho seja em frente ao computador.Será realizada
quinzenalmente na sala de recursos com a professora Andréa.
OUVIR
MÚSICA: A atividade será
realizada na sala. Serão colocados CDs de músicas infantis para que aluna
aprimore a percepção auditiva.
TREINO
DE RUA: Esta atividade tem como
objetivo ensinar a aluna a caminhar de forma adequada na rua, desenvolvendo
atenção e noção de perigo.
MATERIAIS
UTILIZADOS:
Disponíveis
na Unidade Escolar:
·Giz de cera
·Massa de modelar
·Cola
·Papel crepom
·Cola colorida
·Jogos pedagógicos
·Brinquedos diversos
·Livros infantis
·Instrumentos
Muiscais
·Caneta hidrocor
·Barbante
·Pasta de dente
·Escova de dente
·Sabonete
·Toalha
Necessitam ser adquiridos:
Necessitam ser adquiridos:
·Bolas de borracha;
·Brinquedos que
produzem sons;
·Tinta guache;
·Folhas de sulfite e
cartolina;
·EVA
·Velcro
·Pistola de cola
quente
·Refis de cola quente
· Papel laminado
·Palito de sorvete
·Palito de fósforo
·Durex colorido
Necessitam serem produzidos:
· Chocalhos;
·Fichas de
Comunicação Alternativa;
·Cartaz do Tempo/ Bom
Dia
Adequações
de materiais:
·Engrossadores de
lápis;
·Talheres adaptados (
aquisição da EU em 2011)
PROFISSIONAIS
ENVOLVIDOS QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DO AEE:
·Professora de sala
de aula;
·Agente de Atividade em Ed. Especial ;
·Professora de Artes
e Ed. Física;
·Colegas da turma;
·Equipe Técnico-pedagógica;
·Funcionários da
escola (merendeiras, zeladoras...)
AVALIAÇÃO
A
observação e avaliação da educanda dar-se-á durante o desenvolvimento do
trabalho, verificando-se os resultados que vão sendo alcançados, reestruturando
os objetivos, se necessário.
O
processo avaliativo será realizado mediante acompanhamento e registro do
desenvolvimento individual do aluno, conforme critérios
pré-estabelecidos. Serão utilizados os
seguintes critérios de AVALIAÇÃO para o AEE:
Níveis
de respostas aos objetivos propostos no bimestre:
ALCANÇOU – A / COR VERDE (quando a educanda demonstrar independência para tal objetivo, ou
seja, houve a aprendizagem)
NECESSITA DE AUXÍLIO – N.A / COR AZUL (quando a educanda conseguir atingir em determinados momentos os
objetivos propostos, porém somente com auxílio verbal e/ou gestual para a
habilidade avaliada)
NÃO ALCANÇOU – N.A / COR LARANJA (quando a aluna necessitar de auxílio físico parcial ou total para a
execução da atividade).
Blog da professora Andréa Padilha: Sala Multiespecial & Espaço de Vivências Pedagógicas em Alfabetização
Nenhum comentário:
Postar um comentário