Image du Blog perolascraps.centerblog.net

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

No dia 18 de abril de 1882 nascia em Taubaté, São Paulo, José Bento Monteiro Lobato.

Responsável por várias campanhas nacionais em defesa do petróleo, do ferro e da saúde, Monteiro Lobato revolucionou o mercado editorial numa época em que ainda não existia uma literatura voltada para o público infantil e juvenil ao criar sua própria editora e escrever livros voltados para todos os que não tinham acesso à literatura.

Lobato está até hoje nos corações dos brasileiros através das aventuras de uma turma bem alegre e arteira, que adora se meter em grandes aventuras e confusões: a turma do Sítio do Picapau Amarelo.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

CE das Salas de Leitura

No dia 29 de abril, tivemos o CE das Salas de Leitura. Foi uma deliciosa reunião no auditório da CRE, com a presença de duas escritoras: Tereza Malcher e Vera Granado.



Tereza Malcher é pedagoga e autora de O Livro Maluco e a Caneta sem Tinta, conhecido de algumas professoras de Sala de Leitura, entre outras publicações. Neste dia, Tereza foi nos apresentar sua palestra "Leitura, objeto de transformação". Entre tantas observações, importantes, Tereza destacou a importância da leitura como parte da rotina familiar e também como condição indispensável à formação do sujeito e ao exercício da cidadania.






Vera Granado, professora de Língua Portuguesa e Literatura na rede, especialista em Educação e escritora, nos presenteou com um delicioso relato de experiências e apresentou seu livro A Viagem de Filomena com uma contação de história acompanhada do seu violão. Foi um dos momentos mais divertidos do nosso CE, pois, além de suas experiências como professora, Vera nos falou da publicação dos seus livros, das dificuldades enfrentadas (que são as mesmas de todas nós no nosso dia corrido), tudo com bom humor e bastante histórias e música!












Foi uma bela forma de começar o dia! A manhã foi excelente!

Parabéns às responsáveis pela organização da nossa reunião e às palestrantes do dia!


Um comentário:

  1. Adoro o "Livro maluco e a caneta sem tinta", fala de amizade e como realizar nossos sonhos apesar das dificuldades. Ah, queria estar aí para a contação, mas vida de vestibulando, né...

    ResponderExcluir