Image du Blog perolascraps.centerblog.net

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

No dia 18 de abril de 1882 nascia em Taubaté, São Paulo, José Bento Monteiro Lobato.

Responsável por várias campanhas nacionais em defesa do petróleo, do ferro e da saúde, Monteiro Lobato revolucionou o mercado editorial numa época em que ainda não existia uma literatura voltada para o público infantil e juvenil ao criar sua própria editora e escrever livros voltados para todos os que não tinham acesso à literatura.

Lobato está até hoje nos corações dos brasileiros através das aventuras de uma turma bem alegre e arteira, que adora se meter em grandes aventuras e confusões: a turma do Sítio do Picapau Amarelo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Encontro com Carlos Nejar - Nós fomos!




Todos já sabem da Maratona Escolar Ariano Suassuna que está acontecendo nas escolas do município do Rio de Janeiro. A Maratona Escolar é um concurso de redação entre alunos de 8° e 9° ano da Rede Municipal do Rio de Janeiro, este ano homenageando Ariano Suassuna, promovida pela Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, em colaboração com a Academia Brasileira de Letras. Muito bom, não é?

Na nossa escola, algumas alunas da turma 1803 já estão lendo, estudando e pesquisando a vida e a obra de Ariano Suassuna, com a ajuda do professor de português da turma, o professor Alessandro. Como pontapé inicial ao processo de estudo das meninas, participamos eu, o professor Alessandro e a aluna Laisa da turma 1803 de um encontro com o Acadêmico Carlos Nejar sobre a vida e a obra de Ariano Suassuna. Foi um encontro muito gratificante, onde conhecemos Carlos Nejar (escritor, poeta, crítico literário, tradutor, advogado, professor.. ufa!), assistimos uma belíssima homenagem ao Acadêmico e um espetáculo muito, muito, muito bonito sobre Suassuna. Viva Suassuna, o musical que assistimos, é encenado por professores de núcleos de arte da Rede Municipal com louvor e beleza, conta um pouco da vida e da obra de Suassuna em forma de canções, representação e com muito bom humor. Foi uma manhã muito proveitosa, agradável e instigante.

As primeiras fotos são da homenagem feita a Carlos Nejar por alunos do Centro de Artes de Quintino















As fotos seguintes mostram o palestrante do dia, Carlos Nejar, que começou sua fala emocionadíssimo com a inesperada homenagem.





A partir da foto abaixo, o musical Viva Suassuna!









































Na foto seguinte, os músicos que fizeram nosso deleite tocando ao vivo ao longo do espetáculo.



Parabéns aos alunos e professores que promoveram belos espetáculos, parabéns à organização do encontro e um enorme agradecimento ao Acadêmico Carlos Nejar por nos proporcionar um bate papo agradabilíssimo e empolgante sobre Suassuna!

Um comentário:

  1. Grandes apresentações, excelente palestra, dia muito gratificante. Tudo isso ao lado da professora Andrea e de minha querida aluna Laisa.

    Alessandro

    ResponderExcluir