Todos já sabem da Maratona Escolar Ariano Suassuna que está acontecendo nas escolas do município do Rio de Janeiro. A Maratona Escolar é um concurso de redação entre alunos de 8° e 9° ano da Rede Municipal do Rio de Janeiro, este ano homenageando Ariano Suassuna, promovida pela Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, em colaboração com a Academia Brasileira de Letras. Muito bom, não é?
Na nossa escola, algumas alunas da turma 1803 já estão lendo, estudando e pesquisando a vida e a obra de Ariano Suassuna, com a ajuda do professor de português da turma, o professor Alessandro. Como pontapé inicial ao processo de estudo das meninas, participamos eu, o professor Alessandro e a aluna Laisa da turma 1803 de um encontro com o Acadêmico Carlos Nejar sobre a vida e a obra de Ariano Suassuna. Foi um encontro muito gratificante, onde conhecemos Carlos Nejar (escritor, poeta, crítico literário, tradutor, advogado, professor.. ufa!), assistimos uma belíssima homenagem ao Acadêmico e um espetáculo muito, muito, muito bonito sobre Suassuna. Viva Suassuna, o musical que assistimos, é encenado por professores de núcleos de arte da Rede Municipal com louvor e beleza, conta um pouco da vida e da obra de Suassuna em forma de canções, representação e com muito bom humor. Foi uma manhã muito proveitosa, agradável e instigante.
As primeiras fotos são da homenagem feita a Carlos Nejar por alunos do Centro de Artes de Quintino
As fotos seguintes mostram o palestrante do dia, Carlos Nejar, que começou sua fala emocionadíssimo com a inesperada homenagem.
A partir da foto abaixo, o musical Viva Suassuna!
Na foto seguinte, os músicos que fizeram nosso deleite tocando ao vivo ao longo do espetáculo.
Parabéns aos alunos e professores que promoveram belos espetáculos, parabéns à organização do encontro e um enorme agradecimento ao Acadêmico Carlos Nejar por nos proporcionar um bate papo agradabilíssimo e empolgante sobre Suassuna!
Grandes apresentações, excelente palestra, dia muito gratificante. Tudo isso ao lado da professora Andrea e de minha querida aluna Laisa.
ResponderExcluirAlessandro