Image du Blog perolascraps.centerblog.net

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

No dia 18 de abril de 1882 nascia em Taubaté, São Paulo, José Bento Monteiro Lobato.

Responsável por várias campanhas nacionais em defesa do petróleo, do ferro e da saúde, Monteiro Lobato revolucionou o mercado editorial numa época em que ainda não existia uma literatura voltada para o público infantil e juvenil ao criar sua própria editora e escrever livros voltados para todos os que não tinham acesso à literatura.

Lobato está até hoje nos corações dos brasileiros através das aventuras de uma turma bem alegre e arteira, que adora se meter em grandes aventuras e confusões: a turma do Sítio do Picapau Amarelo.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dia Nacional do Livro Infantil




No Brasil, celebramos em 18 de abril o Dia Nacional do Livro Infantil. A data lembra o nascimento de Monteiro Lobato, considerado o pai do gênero no País. Além de suas obras, o autor também traduziu e adaptou clássicos mundiais como Alice no País das Maravilhas e Robin Hood. Monteiro Lobato é considerado como pai do gênero também por sua contribuição com sua própria obra infantil e pela sua iniciativa na área editorial bem como pelo incentivo à leitura. Ele foi o primeiro a se preocupar não só com a existência de uma literatura para crianças, mas também com a linguagem usada para escrever para essas crianças. "De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo", já teria dito o escritor.


É claro que o Brasil tem diversos outros autores célebres na área, destacando-se Ana Maria Machado, Lygia Bojunga, Ruth Rocha, Ziraldo, Bartolomeu Campos de Queirós, Tatiana Belinky, Cecília Meireles, Pedro Bandeira e Mary França, entre incontáveis outros nomes relevantes. 



E pensar que tudo começa no “Era uma vez...”  que sempre é uma vez diferente, ainda que seja a mesma vez.  É como uma viagem sem volta. A gente embarca nesse mundo de fantasias e nunca mais quer voltar.  O dia de hoje deveria ser aproveitado como um dia de reflexão, onde pudéssemos pensar que as histórias com as quais temos contato nos livros não tem idade e nem contraindicação. Mesmo os muitos pequenos já deveriam ter contato com os livros, uma vez que hoje temos livros apropriados para todas as fases de cada criança ou para todos os gostos de qualquer adulto.  Adultos esses que perdem a capacidade de imaginação e de sonhar.


Nós, adultos, tão aborrecidos e anestesiados pelos afazeres que desabam sobre nossas costas, muitas vezes nos esquecemos da época em que fomos piratas dos sete mares, vivíamos em reinos encantados e conversávamos com astutos animais. Pobre é a criança que tem pressa de crescer, porque muitos adultos dariam fortunas para ser como ela por um dia que fosse...


Nenhum comentário:

Postar um comentário